terça-feira, 10 de junho de 2008

Internet substitui a flecha


A ONG Comitê para a Democratização da Informática já ajudou a levar a internet para quatro aldeias da Amazônia. Entre as tribos beneficiadas com o projeto ao redor do país, está os Ashaninkas do Acre. Eles ocupam a fronteira com o Peru e sofrem ataques de madeireiros peruanos de olho no cedro e no mogno existentes na reserva indígena.

Vendo que não iam chegar muito longe se defendendo apenas com o costumeiro arco e flecha, a tribo tomou a decisão de enviar mensagens eletrônicas para todas as ONGs espalhadas pelo país, com a frase "Queremos solicitar a presença das autoridades do nosso país", além de devida explicação sobre a situação em que se encontram.

As reivindicações indígenas foram recebidas na Presidência da República. A mensagem foi repassada para a Polícia Federal e para o comando do Exército. Os Ashaninkas foram protegidos por um esquadrão de helicópteros das Forças Armadas, que prenderam os invasores e dinamitaram as toras retiradas de forma ilegal.

As novas tecnologias, portanto, podem realmente unir os diferentes povos e provocar mudanças profundas. Hoje os índios tomam conta da fronteira com a ajuda da web, em outros tempos, o mais provável, é que toda a tribo fosse roubada, dizimada, a reserva indígena destruída e a fronteira ameaçada.

Para saber mais: jornalnacional.globo.com

Nenhum comentário: