quinta-feira, 26 de junho de 2008

Censura aos blogs

Se antes eram os jornalistas, agora simples blogueiros vêm sendo presos em todo o mundo por expor abusos dos direitos humanos ou criticar governos, segundo o relatório anual Acesso Mundial à Informação.

A pesquisa foi feita de 2003 à 2008, e durante esse período 64 pessoas foram presas por expor suas idéias em blogs. Sendo que no ano passado o número de blogueiros presos por relatar questões políticas triplicou em relação ao ano anterior.

Mais da metade dessas prisões ocorreu na China, Egito e Irã. Mas também foram presos blogueiros britânicos, franceses, canadenses e americanos. O relatório ainda reconhece que o número de presos pode ser muito mais alto, já que, em muitos casos, é difícil verificar se foi realizada uma prisão, e quais as acusações envolvidas.

Foi constatado que o aumento do número de prisões se deve ao fato da "crescente" importância política dos blogs. O documento afirma que as prisões tendem a aumentar em tempos de "incertezas políticas", como eleições gerais ou durante grandes protestos.

O WIA prevê que neste ano serão presos mais blogueiros do que no ano passado, por conta da crescente popularidade do meio, da maior imposição de restrições à rede e das eleições na China, Paquistão, Irã e Estados Unidos.

Nenhum comentário: