domingo, 18 de maio de 2008

Hackers: de vilões a mocinhos


Em protesto contra a falta de segurança nos sites, um hacker publicou dados de 6 milhões de chilenos. Segundo o jornal El Mercurio, de Santiago do Chile, a base de dados apareceu num par de links do blog de tecnologia FayerWayer.com. "Ninguém se importa de proteger essas informações", escreveu o hacker. Mais informações em (g1.globo.com/Noticias/Tecnologia)

Já o conhecido hacker Petko Petkov, do GNUCitizen, que já havia descoberto uma falha no QuickTime que afetava o browser Firefox, alertou em um post de seu blog, que os documentos Adobe Acrobat/Reader PDF podem ser usados para comprometer a caixa do Windows sem que o usuário perceba. "Tudo o que ele precisa é abrir um documento no formato PDF", afirmou.

Após a primeira denúncia de Petko, a Mozilla Corp. ofereceu uma correção parcial para o problema, mas avisou que a Apple deveria solucionar a questão no media player. Já no caso da Adobe/Reader, segundo o hacker, a empresa deverá levar algum tempo para solucionar completamente o problema da falha nos ficheiros do PDF.

Petkov descobriu também uma falha no Gmail, que permite a um usuário mal intencionado entrar em sua conta no Gmail e em seguida visitar um site contendo "o código malicioso". Este será injetado no filtro do Gmail, e permitirá ao hacker fazer tudo o que os filtros permitem, como reencaminhar e-mail, por exemplo.

Nenhum comentário: