quarta-feira, 25 de junho de 2008

Posts difamatórios na enciclopédia livre

Cresce o número de casos de pessoas usando a web para difamar outras. O que vem gerando discussão e polêmica sobre a responsabilidades dos websites pelo policiamento do conteúdo.

Um desses casos foi protagonizado por Barbara Bauer, agente literária, que processou a Wikimédia Foundation e os contribuintes da Wikipedia por causa de notas negativas sobre ela.

Barbara registrou duas reclamações na Côrte Superior de New Jersey, alegando que a Wikimedia Foundation é responsável pelos postings que a chamam de "mais estúpida entre os vinte piores" agentes, e que "não tem vendas documentadas".

A Wikimédia se defendeu alegando que as leis garantem a liberdade de expressão. Segundo a empresa, o site possui um processo de edição, que promove pontos de vistas neutros e desencoraja ataques pessoais. O processo também permite que as pessoas discordem entre si e removam posts que não cumpram com esta política.

A Wikipédia agora não possui entrada sobre Bauer. A mesma foi apagada pela primeira vez em maio de 2006 e, desde então, vem sendo deletada e re-inserida diversas vezes.

De acordo com o site Bad Books Don't Exist, a agente foi também responsável pelo encerramento do site Absolutewrite, posteriormente relançado pela gestora do site, Stephanie Cordray.

Nenhum comentário: