quarta-feira, 2 de abril de 2008

A espionagem chegou à web

Segundo o relatório da McAfee (www.mcafee.com/br), ataques e missões de espionagem estão cada vez mais sofisticados. O fato se deve a um crescente interesse de grupos de criminosos organizados e dos governos de vários países.

De acordo com os estudos, os governos e as organizações criminosas vêm financiando essas atividades, que tem como alvos preferidos os sistemas informáticos governamentais, mercados financeiros, redes de eletricidade, ou sistemas de gestão de tráfego aéreo.

Algumas reportagens vêm acusando frequentemente a China de invadir redes de computadores de algumas potências ocidentais (www.estadao.com.br/internacional), no entanto, segundo um importante funcionário do governo chinês, o país teria sofrido grandes perdas em relação aos segredos de Estado por meio da internet.

A prática mais comum de espionagem é utilizada por sites para coletar informações sobre a trajetória dos internautas pela rede. Um dos meios mais comuns é através dos cookies (um pequeno arquivo de texto gravado no micro quando se visita um site).

A espionagem tomou conta do ciberespaço. Até mesmo uma pessoa comum como eu, também sofre pequenas tentativas de espionagem. Ontem, recebi um e-mail da Vivo, e ao tentar abrir fui avisada pelo AVG de que se tratava de um vírus espião. Tudo muito bem se tivesse sido a primeira vez, porém não foi a primeira e sim a segunda vez que isso me ocorreu...

Na primeira vez nem o torpedo que a mensagem dizia que eu havia recebido e nem o AVG apareceram. Na época o anti-vírus estava desatualizado. E no final do ano passado, havia uma pessoa se passando por mim no msn enquanto eu estava viajando. Ao que tudo indica, as brincadeiras de fuxicar a vida dos outros, ultrapassou, em muito, os limites do Orkut.

Nenhum comentário: