quarta-feira, 9 de abril de 2008

Aulas de jornalismo no You Tube!









Ao procurar por temas ligados ao jornalismo no You Tube, encontrei logo de cara muita bobagem, tais como: trote de faculdades, festa de calouros, gafes do jornalismo, etc.

Em seguida, apareceu um senhor com cara de vovô sentado em uma sala de estar e de frente para a câmera. Ao fundo um relógio com um pêndulo tirava um pouco da minha atenção, mas resolvi continuar.

Meu pré-julgamento me dizia que se tratava de um professor de Comunicação Social aposentado. Resolvi pesquisar, e vi que esse senhor se apresentava com o nome de oxisdaquestão, que logo depois descobri se tratar do nome de seu blog. (www.oxisdaquestao.com.br)

Seu nome é Manuel Carlos Chaparro, como o nome já diz, é um jornalista português que veio para o Brasil. Ele se propõe, entre outras coisas, a dar aulas de jornalismo via You Tube. O curso é composto de três aulas, uma introdução ao jornalismo.

Apesar de as questões levantadas pelo professor serem bastante introdutórias, são relevantes, mesmo para nós que já estamos pra lá de veterenos na faculdade.

São questões que estarão sempre presentes, principalmente se avaliarmos o caminho que estamos percorrendo, e ao nos perguntarmos se estamos levando as verdadeiras características de nossa profissão para a nossa vida profissional. Dá para refletir!

O professor Chaparro não é qualquer um. Já publicou quatro livros, foi presidente da INTERCOM (www.intercom.org.br), e teve seus trabalhos premiados no Prêmio Esso de Jornalismo por quatro vezes.

Hoje ele é doutor em Ciências da Comunicação e professor de jornalismo da Universidade de São Paulo. Além de suas aulas, também podemos encontrar no You Tube outros vídeos nos quais ele fala sobre algum fato jornalístico.

Isso mostra que mesmo os mais velhos estão aderindo às novas tecnologias, e não somente se eles não têm muito o que fazer, como eu havia imaginado no começo quando deduzi que se tratava de um profissional aposentado que resolveu fazer um vídeo do nada.

É, as aparências enganam mesmo!

Podemos ver que You Tube também é cultura e não apenas bizarrices!

Acima estão os três vídeos, que por enquanto, são os que compõem o curso do professor Chaparro.

Nenhum comentário: